terça-feira, 30 de outubro de 2012

[Dalhousie] A primeira vez a gente nunca esquece!

Não foi durante a semana que passou, mas a falta de assunto me forçou a comentar sobre esse [curioso] acontecimento... Halifax Moose Heads, GO!

Go, Moose, GO!
Cinco na 'linha' e um no gol... O disco não sai [só se alguém arremessá-lo pra fora da arena...] e os jogadores podem passar por trás do gol... Substituições infinitas, sem precisar da autorização do juiz... Ganha quem fizer mais gols... Tem lá suas semelhanças com as peladas no Brasil...

A arena estava bem cheia... E o jogo foi ótimo!
Não tenho muito o que falar, só que foi muito legal aprender um pouco sobre esse esporte. As pessoas torcem de forma apaixonada também, é muito divertido assistir. Ah, e durante o jogo acontecia uma loteria, onde as pessoas apostavam e no fim do jogo alguém que tava na arquibancada e que jogou na loteria [lógico né] ganhava o prêmio... Nesse dia eu acho que passou dos 20 mil dólares canadenses [que valem mais do que dólares americanos, chupa Obama].

Notas:
1 - Ansioso pra ver neve, e só...

domingo, 28 de outubro de 2012

[Conexão Washington] 2 meses!!!

Olá pessoal, primeiramente gostaria de pedir desculpa pela demora na minha postagem; mas as provas e relatórios estavam consumindo muito tempo.

Então, nessa postagem que marca os meus 2 meses em território norte americano, eu vou falar um pouco sobre a mudança do clima que já começou, a partir de agora, as noites começam a ficar cada vez mais frias, e durante o dia tem sol, porém, o vento também já está gelado!

Nesse momento, as folhas das árvores já estão caindo.. ou seja, o Outono está a todo o vapor. Vou deixar uma foto de uma das áreas mais bonitas da Universidade.


É isso ai galera, até a próxima postagem!

sábado, 27 de outubro de 2012

[Lakehead] Winter is coming!!!



Olá galera!!

Primeiramente quero me desculpar por não ter postado nada no fim de semana passado, mas nessa semana tive duas mid-terms (testes) e ainda tive que fazer relatório e assignment (lista de exercício).
Esse post será bem curto. Estou escrevendo para compartilhar uma experiência nova na minha vida. PELA PRIMEIRA VEZ EU VÍ NEVE!!!!! E não pequenas coisas brancas que caíram junto com a chuva igual aconteceu alguns dias atrás. Foi neve de verdade, e só neve, sem a chuva. Eu tinha acabado de acordar e fui ao banheiro. Quando estava voltando pro quarto vi que tinha coisas estranhas caindo do lado de fora da janela (estava sem óculos, por isso não identifiquei logo o que era). Coloquei os óculos e quando vi que era neve peguei logo meu Ipad para fotografar. A foto está aí embaixo.


Também fiz um vídeo. Não sei porque mas quando eu coloco ele aqui a qualidade fica ruim. Mas mesmo assim dá pra ver alguma coisa.


Ainda é pouco, não chega a ficar branco o chão, até porque foi rápido. Mas quando começar a nevar de verdade eu ponho as fotos aqui. 
Amanhã (domingo) farei um outro post falando do meu plano de estudos e como estão sendo as aulas, labs, mid-terms e etc.

Abraços

CURTAS:


  • O post já é curto, então hoje não teremos curtas!!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

U.S.A - Um sonho realizado!


Olá pessoal, me chamo Ayrton Chagas e sou aluno do curso de Engenharia de Controle e Automção do IFF- campus Campos-Centro.
Em primeiro momento gostaria de fazer um agradecimento a todos que de alguma forma contribuiram para que este sonho pudesse estar sendo realizado! Nessa minha primeira postagem estarei falando um pouco à respeito da universidade onde estou, minhas primeiras experiências e a cidade em si.
Nesses 2 meses que estou nos Estados Unidos tenho vivido a maior e melhor experiência profissional e social da minha vida. O contato com a cultura, a língua e os costumes tem sido fascinantes e novos a cada momento que estou neste país.
            Apesar de todas as adversidades encontradas nas primeiras semanas de intercâmbio, tais como: dificuldades com a língua, com o modelo de ensino e cultura, tenho certeza que me trouxeram conhecimento e experiência. Entretanto, para mim, este período de adaptação foi bastante rápido.
            A UNF (University of North Florida) possui uma das melhores infra-estrutura do país, consequentemente isso se reflete no ensino. Ela conta com laboratórios de ponta, corpo docente altamente qualificado, além de todo suporte necessário para os estudantes terem uma boa qualidade de vida agregada à facilidade de absorção do conhecimento.
            A tecnologia está bastante inserida no modelo de educação americano, a maioria dos exercícios de casa (Homework) são postados e respondidos numa plataforma de ensino via internet. O estudo é constante e gradativo, em algumas matérias a cada dois dias de aula realiza-se uma espécie de teste (Quiz), que é uma parte considerável da nota. O programa de aula de todo semestre é passado no primeiro dia, demonstrando o que será feito em cada aula, inclusive com as datas de provas.
            A UNF está localizada na cidade de Jacksonville, na Flórida. A mesma possui um clima muito agradável nesta época do ano e similar ao do Brasil. Geralmente, as pessoas são bastante receptivas e amigáveis.
            Sempre que possível estarei contribuindo de alguma forma para o blog, contando um pouco das experiências vivenciadas, etc.




[Dalhousie] Semana de provas

Então, fiz uma hoje e faço outra quinta...

Livro do Ogata, prepare-se, porque EU VOU LHE USAR!


Como eu disse no meu primeiro ou segundo post [não me lembro], eu estou fazendo só duas matérias por causa do ESL [English as a Second Language] program... Eu estava fazendo 3 matérias, mas daí eu saí de uma que não tinha nada a ver com nada [a critério de curiosidade: Principles of Marine Craft Desing], e fiquei só com duas:

Digital Control Systems:
É Controle Digital na nossa Engenharia no Brasil... Estuda sinais amostrados, com ênfase no uso da transformada Z na avaliação de indicadores de desempenho, como a estabilidade. Estudo métodos de resposta em frequência, e o lugar das raízes, no domínio Z. Também estudamos o design de compensadores.

Systems 2:
Eu creio que seja semelhante à Controle 1, mas não tenho certeza... Estudamos as características da resposta em malha aberta e sistemas de controle com feedback. Técnicas como o lugar das raízes, diagramas de Bode e Nichols são usados para a avaliação da estabilidade dos sistemas. Essa matéria tem uma parte de laboratório muito pesada, onde a gente simula os sistemas e a partir dos resultados define a função de transferência e faz a análise. É muito divertido!

A prova que eu fiz hoje foi de Digital Control Systems, e modéstia à parte, acho que fui bem demais. Depois compartilho o resultado com vocês...

Quinta feira eu tenho mais uma prova, a de Systems 2... Turma enorme, prova no auditório, novas experiências! hahahahahahaha

Foi só isso que a minha falta de criatividade me permitiu postar [com atraso] hoje...

Notas:
1 - Depois da prova de quinta eu vou tirar uns dias pra descansar, porque haja tempo investido em estudo!
2 - Eu dei a 'sorte' de ficar numa cidade não tão fria, então aqui está começando a ter temperaturas negativas agora, e mesmo assim no meio da madrugada...
3 - Deixa eu terminar isso logo e voltar pro caderno e pro nosso tão amado Ogata...

sábado, 20 de outubro de 2012

[uOttawa] Plano de estudos - Fall 2012


Como eu havia mencionado antes, a modalidade de intercâmbio que eu estou participando, assim como os outros membros deste blog, é a graduação sanduíche. Então nós estamos cursando cadeiras que são equivalentes a matérias que temos no nosso curso de graduação no IFF. No texto de hoje eu vou fazer uma breve descrição das matérias que estou cursando aqui na Universidade de Ottawa nesse período ( chamado aqui de Fall 2012). O sistema de ensino daqui permite que cada aluno faça no máximo 5 cursos. Devido à correria que foi a minha chegada e o fato de a maioria dos alunos já estarem matriculados alguns meses antes de eu ser aprovado no programa, ficou difícil achar cursos que fossem equivalentes ao que eu cursaria no IFF que além disso, tivessem vaga e que não apresentassem um choque de horário com os outros cursos.
No momento, eu estou fazendo 4 cursos, são eles: Computer control in robotics, Computer networks and protocols, Industrial Planning, French as a second language.
Computer control in robotics consiste no estudo aprofundado de modelagem matemática de uma estrutura robótica e da implementação dessa modelagem em um software. Coincidentemente, é muito comum o uso do Matlab que é um software que eu já tive a oportunidade de usá-lo no em algumas matérias no IFF. Esse curso visa estudar apenas a parte de software da área de robótica. Creio que seja similar a matéria de Robótica que está inclusa no meu curso de Engenharia aí no Brasil.
No curso de Computer networks and protocols nós temos a oportunidade de estudar a estrutura das redes de computadores e a série de regras que garante o bom funcionamento da mesma. Essa matéria é equivalente a Comunicação de Dados, uma matéria que eu cheguei a começar, mas não pude terminar por causa da greve e das datas estabelecidas pelo programa de intercâmbio.
Em Industrial Planning a gente aprende a tomar decisões como gerentes de uma indústria usando técnicas matemáticas e estatísticas. Algumas dessas decisões são, por exemplo, a escolha de comprar ou fazer na sua própria empresa um produto essencial pra sua produção, ou qual seria o local ideal para receber uma nova máquina na sua linha de produção.
O último curso é o French as a second language, que consiste em um curso básico de francês. Achei que seria uma oportunidade interessante já que aqui em Ottawa a língua francesa é tão presente e já que eu nunca tive a oportunidade de ter contato com o francês. Creio que possa enriquecer bastante o currículo ter o conhecimento de mais uma língua.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Viver em Lisboa....


Viver em Lisboa....

Olá a todos que estão tendo acesso ao blog!
 
Meu nome é Adolfo Ribeiro de Souza Barbosa e esse é a minha primeira postagem por aqui. Antes de falar sobre a minha experiência como estudante de intercâmbio, eu gostaria de estar fazendo alguns agradecimentos. Sou muito grato ao meu Amigo Nilson, que está compartilhando comigo essa grande oportunidade que conseguimos conquistar, um sonho que se tornou realidade de estudar no exterior, dando continuação ao nosso curso de Engenharia de Controle e Automação, que cursamos no IFF. Além disso, não tenho como deixar de ressaltar a grande ajuda que ele tem me dado nas horas de dificuldades, pois como todos sabem ficar longe dos pais, da família e amigos não é nada fácil. Eu me sinto um privilegiado de ter um amigo como o Nilson presente nesta nova etapa de minha vida.





Tenho também que agradecer a todos de minha família, pais, irmãos, tios, sobrinhos, primos e amigos, por terem me dado a maior força para que eu pudesse chegar aqui, dando-me a confiança e acreditando na minha capacidade, e me dando muita força para que eu consiga alcançar todos meus objetivos neste intercâmbio.

Falar sobre Lisboa, tem tornado para mim um motivo de orgulho, pois a cada dia que passa, descubro novas maravilhas que a cidade possui. Com suas belas construções antigas, porém com  novas tecnologias agregadas, faz com que a cidade seja muito agradável para se viver e explorar. Lisboa é bem organizada e padronizada o que faz com que conheçamos a cidade com muita facilidade, principalmente com seus transportes que funcionam muito bem.
No início, tivemos alguns problemas com a adaptação da comida, que é um pouco diferente da nossa comida Brasileira, mas logo conseguimos encontrar comida que nos agradece mais.














O instituto Superior Técnico, no qual estamos estudando, tem em Lisboa um grande reconhecimento, com uma infraestrutura muito boa e bons professores e funcionários, além de ser muito bem reconhecido e visado por vários países e universidades nos programas de intercâmbio, isso por oferecer bons cursos e seguir uma tradição de 101 anos, sem deixar de acompanhar a evolução do ensino, tecnologia e do mercado de trabalho.
As aulas são ministradas em auditórios, o que achei diferente e interessante, pois há uma padronização na arrumação dos alunos. Algumas aulas são dadas na língua Inglesa, o que nos ajuda na prática do Inglês.

Logo estarei postando mais coisas, pois tenho certeza que há muito  que conhecer por aqui e aprender, e falarei mais sobre os lugares que já conhecemos.
Obrigado a todos pela atenção!

[Dalhousie] Agora estou me sentindo no Canadá!

Não fez temperatura negativa ainda, mas foi quase lá. Foram 3 graus, com sensação de -2, no meio da madrugada, mas tá valendo!

Eu aproveitei que tinha uma exposição na cidade que a galera da arquitetura aqui de Dalhousie organizou, e saí pra "curtir" o frio canadense um cadinho. Resultado: se existir protetor de nariz, eu quero um!


Andar no frio sem luva e touca é suicídio! Eu perdi a sensibilidade na orelha e nas pontas dos dedos, foi uma sensação única!

Enfim, minhas midterms são semana que vem, e pra variar tem assignments e lab reports pra fazer junto! É muita alegria, mas nada que eu já não tenha experimentado no IFF!

Notas:
1 - Esquentou, tá muito calor, tipo 18 graus ._.
2 - Post curto porque eu fiz correndo, porque estava em cima da hora de ir pro inglês!
3 - Não tem terceira nota, coloquei porque gosto do número 3

domingo, 14 de outubro de 2012

[Lakehead] Adventure



Olá galera!!

Inicialmente tinha planejado falar sobre a universidade, os métodos de ensino e outras coisas nesse post, até porque sexta-feira fiz meu primeiro Mid-term (teste), porém ontem mudei de ideia. Isso porque nesse sábado participei de um dos melhores passeios até agora.
Aqui na universidade sempre temos eventos para participar, tanto eventos organizados pelo escritório internacional para alunos internacionais, quanto eventos para alunos que moram on-campus (nas residências da faculdade). E o evento de ontem foi uma escalada num dos pontos turísticos aqui de Thunder Bay, o Mount Mckay (isso mesmo, escalada, não era só uma trilha comum, em alguns momentos tínhamos que escalar as pedras usando as mãos).
Mount Mckay
O Mount Mckay fica ao sul da cidade, e fomos de ônibus até ele. Os ônibus que nos levam para os eventos off-campus são sempre aqueles ônibus escolares amarelos que vemos nos filmes. O ônibus nos deixou no pé da parte vertical da montanha, que vocês podem ver na foto acima. Dalí já dava pra ver toda a cidade, e foi de onde eu tirei a foto abaixo.


A partir daquele ponto a subida era a pé. Tínhamos dois caminhos que podíamos escolher para subir, o “easy way” e o “hard way”. É lógico que eu escolhi o “hard”!! E a grande maioria também foi por esse caminho. No começo era uma trilha com pedras e cheia de folhas no chão, afinal estamos no outono aqui. Mas aí começou a parte mais difícil, paredes de pedras que tínhamos que escalar. Além de ter cuidado nessas partes verticais, tínhamos que andar com cuidado, pois tinha muito cascalho, e as pedras fixas estavam um pouco molhadas, e com isso escorregadias (uma queda ali você era encontrado só lá embaixo, ou então no meio dos galhos secos das árvores).

Depois de passar por esses obstáculos, chegamos ao topo. O dia estava nublado, e lá encima estava com neblina, então não dava pra ver nada lá em baixo. Mas imagino que a visão lá de cima seja muito linda. Mas mesmo assim deu pra tirar algumas fotos.




Espero que tenham gostado das fotos. Em outro post eu falo da faculdade!!

Abraços

CURTAS:

  • Mãe, estou vivo, estou bem!!! hehehehe
  • Um dia eu volto lá quando tiver sol, para tirar fotos melhores lá de cima. 
  • O Fluminense líder do brasileirão com sei lá quantos pontos de diferença pro segundo colocado e eu aqui no Canadá assistindo aos jogos pela internet. Mas tá tudo certo, o importante é que estamos na frente. VAMOS FLUZÃO, RUMO AO TETRA!!!!!
  • Sair 8 horas da manhã de casa, com -4oC lá fora para fazer prova não é nada legal.
  • Passagem comprada para o fim do ano. Eu e uns amigos iremos conhecer Quebec City, Montreal, Ottawa e Toronto entre os dias 20 de Dezembro e 3 de Janeiro. Vai ser uma viagem show!!

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Por aqui em Lisboa

Olá galera!

Meu nome é Nilson Mata e estou aqui para passar um pouco como é a vida de um "Iffense" sem-fronteiras. Junto a meu amigo e companheiro de curso (mais dois da Engenharia de Controle e Automação) Adolfo, viemos parar em Lisboa para estudar Instituto Superior Técnico pertencente a Universidade Técnica de Lisboa. Mas antes de falar mais da faculdade vou deixar um pouco da experiência de Lisboa.




A cidade é maravilhosa, com muitos bons lugares para conhecer, pessoas de muitos lugares visitando e também vivendo por aqui, o que corta um pouco a ideia de que se souber português está tudo 100%. A adaptação está sendo bem rápida, mas claro bate muita saudade de muitas coisas brasileiras e principalmente minha família e amigos.




Quanto a universidade, essa tem 101 anos de história e até agora só me deparei com bons professores e corpo administrativo. As salas normalmente são mini-auditórios, com aulas ministradas em português e também em inglês, isso porque as salas contam com alunos do mundo inteiro. O nível das aulas vem me agradando bastante, e sinto que vou poder ampliar muito meus conhecimentos práticos e teóricos.
Bem, acho que por enquanto é só isso, nos próximos posts trago mais detalhes.

Gostaria muito de agradecer a todos que sempre confiaram na minha capacidade e também torceram para eu estar aqui , além de estar morrendo de saudades de estar com meus pais, família e amigos!

[SCU_California] Obrigado!


Olá, pessoal!

Hoje é um dia especial, pois completo um mês de intercâmbio acadêmico na Califórnia. Eu poderia falar sobre a saudade que às vezes me consome, mas tenho apenas um desejo: agradecer a todos aqueles que me ajudaram a realizar este sonho, especialmente a minha mãe Adriana e avó Thereza. Entretanto, os meus mais sinceros agradecimentos não podem deixar de abranger o restante de minha família, meus amigos e amigas, meus professores do IFF e coordenadores do programa Ciência sem Fronteiras.
San Francisco - Golden Gate Bridge

 Ainda existe, no entanto, outro grupo de pessoas do qual não posso me esquecer: é aquele que às vezes parece – e só parece - estar em segundo plano, mas que também contribuiu de forma muito importante para meu crescimento. Agradeço às famílias dos meus amigos, às pessoas que trabalharam lá em casa nos ajudando, aos muitos professores que fizeram parte desta caminhada e a todos aqueles que confiaram e depositaram esperanças em mim. Esta conquista é nossa.

San Jose City Hall - Capital of Silicon Valley